BUSCA:  
 

 

 

 

 ATIVIDADE / JOGO > AÇÃO

Antigo jogo dos Astecas

Material: dois banbolês ou algo similar, uma bolinha de tênis e um pedaço de corda ou barbante.

Desenvolvimento: divide-se em dois grupos. Amarram-se e penduram-se os banbolês em cada uma das estremidades do campo. O jogo é similar com o basquete, tem que colocar a bolinha dentro do banbolê. A única diferença é que só se pode usar os joelhos e os cotovelos e nada mais. O time que conseguir colocar a bolinha dentro do arco primeiro ganha.


Fonte: Bruna de Souza Fernandes


Banderinha

Material: dois bastão e corda.

Desenvolvimento: São separados duas equipes onde cada equipe
deve proteger sua bandeira(ou seja bastão)aquele que atravesar
a linha pegar a bandeira do time adversário sem ser tocado e
chegar do seu lado da linha vençe.


Fonte: Euller Henrique Fegueiredo de Albuquerque


Bombardeio Inimigo

Material: uma bússola por patrulha e papéis com azimutes

Desenvolvimento: conte a eles que antigos alunos colocaram uma bomba na escola. Eles deixaram como pista papéis com azimutes indicando onde está a outra pista e assim por diante até que achem a bomba. A patrulha que achar primeiro a bomba em um período de 30 minutos ganha.


Fonte: Marcos Vinícius


Buldogue

Material: Nenhum

Desenvolvimento: Os escoteiros são divididos em duas equipes. Um escoteiro fica no meio. Os dois grupos têm que ir para o lado oposto quando o chefe apitar. Mas a pessoa que está no meio tem que pegar alguma pessoa que passa, o levanta e grita buldogue, a pessoa que foi pega ajuda a pegar o resto que passa. O último que não for pego ganha.


Fonte: Cidionor Menna Barreto Neto


Cabo de Guerra

Material: corda

Desenvolvimento: um time puxa do lado e outro time puxa de
outro lado. Ganha o jogo quem conseguir puxar o cabo para o
seu lado


Fonte: daiane crus gomes


Caça ao Tesouro

Material: um objeto

Desenvolvimento: uma pessoa tem que escoder o objeto e a outras pessoas tem que procurar. A pessoa que acha, esconde e assim vai.


Fonte: Isabela


Casa Para Alugar

Material: Giz ou similar

Formação: Em volta e distante do centro de um terreno traçam-se pequenos círculos de 1m de diâmetro, pouco mais ou menos e tantos quantos forem os escoteiros, menos 1 porque aquele que tiver de ir para o centro do círculo, não terá lugar marcado. Escolhe-se o que vai ficar no centro do círculo e os outros ocupam cada um , um círculo que fica sendo a casa.

Desenvolvimento: Para começar o jogo o pretendente fica no centro do círculo ao sinal do chefe todos devem sair de suas casas e procurar outras que não seja a mesma, ao mesmo tempo o pretendente corre também para procurar uma casa, aquele que ficar sem casa será o próximo pretendente.

Pontuação: Vence a patrulha que tiver menos pretendentes.


Fonte: U.E.B.


Cassa Patrulha

Mateiral: uma lanterna por patrulha.

Desenvolvimento: uma patrulha se esconde quando as outras procuram. O Objetivo é achar a patrulha toda no tempo previamente determinado.
Obs: este jogo so pode em mato fechado.


Fonte: Diego Souza, ge.ge.cc. - 07/ba Cruz das Almas


Chute Maluco

Material: uma trave feita de pioneria mesmo, uma bola e duas vendas.

Desenvolvimento: um menbro de cada patrulha que serja bom goleiro e um bom batedor de penaltis. O goleiro e o batedor terar que ser vendado colocando a bola na frente do batedor pra
puder chutar pro gol depois que chutar ira ver se consiguindo fazer o gol depois e só trocar de posicão com o goleiro.


Fonte: Fagner Hyuri


Corrida Chinesa

Material: um pedaço de sisal e uma bola(melhor se for de meia) para cada equipe.

Desenvolvimento: Formam-se as equipes em linha. Faça um percurso, pode ser soh ir e voltar de um lugar. Para correr, o elemento deve segurar o pedaço de sisal entre o lábio superior e o nariz, e colocar a bola entre os joelhos.


Fonte: Francisco Miguel Bubniak Ribas - 110PR


Corrida dos Números

Material:um objeto

Desenvolvimento: Formadas as Patrulhas ficando cada uma em uma ponta formando um quadrado no meio. Cada um da patrulha recebe um número de 1 a 6, se a patrulha tiver mais de seis pessoas podem se repetir os numeros.
O chefe coloca o objeto no centro e ao gritar o numero o jovem deve dar um volta atrás das patrulhas e quando chegar na sua passar debaixo da perna de todos os patrulheiros e assim pegar o objeto do centro.
Quem pegar o objeto primeiro a patrulha ganha ponto.
Vencendo quem tiver mais pontos.

Dica: Faça contas para os jovens fazerem de cabeça e depois o resultado sairá correndo.


Fonte: G.E. Tocantins


Encontre

Material: 3 frascos de vidro

Desenvolvimento: Cada matilha/patrulha deverá encontrar 4 tipos de folhas diferentes, 4 insetos diferentes, 1 objeto que represente cada patrulha e por fim, colocá-los nos frascos de
vidro. Quem for mais rápido vence.


Fonte: Carol Raber - GE Lírios do Campo


Futebol americano

Material: uma bola e duas cadeiras

Desenvolvimento:
São divididos em dois grupos, um de cada grupo ficara em cima da cadeira apanhando a bola no campo adversário.

Objetivo: o grupo tem que levar a bola do outro lado do campo para que o cara que está segurando a bola pegue.

OBS : enquanto a pessoa estiver segurando a bola não pode se mexer.




Garrafão

Material:nenhum

Desenvolvimento: desenhe uma garrafa gigante no chão e sua rolha a uns 20m do gargalo da garrafa.
01 é o pegador e o restante as vitimas, o pegador tem por objetivo pegar as vitimas mas existem limites: o pegador pode entrar pelo gargalo da garrafa e as vitimas podem pular para fora, o pegador pode pular para fora nas laterais mas para pegar a vitima o mesmo deve tocar primeiro na vitima doque no chão se o mesmo tocar no chão primeiro ele deve levar pancadas até chegar a rolha e começar tudo novamente e se ele tocar numa das vitimas a vitima sofre pancadas até chegar a rolha e assim ele será o pegador!


Fonte: MAURO


Hugby

Material: uma bola(melhor se for de futbol americano (se nao for nao tem problema). Dois times (2 patrulhas por exemplo) duas traves (dois totens)com espasso de 1 passo escoteiro.

Desenvolvimento: com um time de cada lado jogue a bola para cima. O objetivo é fazer o gol, so que para isso o jogador deve passar por traz do gol e entrar com a bola e tudo. Quando for fazer o passe tem q entregar a bola na mao do companheiro e quando o passe for de longa distancia o jogador deve chutar a bola. O jogo foi a sensaçao do ARCA de 2004.


Fonte: Claudio Luiz de Souza


Jogo do Apito

Material: 1 apito, 1 bastão(etc) e uma corda.

Desenvolvimento: amarre o apito na corda e a corda no bastão, um de cada patrulha quando o chefe apitar corre e tanta apitar o apito, com as mãos nas costas, valendo empurrar com o ombro, quem apitar primeiro ganha ponto para sua patrulha.


Fonte: Ohara Carvalho.BV-RR


Metsarraf

Material: um pano com um nó na ponta.

Desenvolvimento: o chefe delimita um espaço, todos devem ficar atrás da linha feita, e escolhido uma pessoa e ela fica de frente para a linha feita. Essa pessoa pergunta para as demais algo relacionado com o escotismo(canção,leis...) e o primeiro que responder o escolhido joga o pano para ele e grita "metsarraf" e todos sai correndo e o que respondeu sai batendo o pano em todo mundo até chegar a outra linha. Depois o que respondeu antes agora pergunta e assim sucessivamente.


Fonte: Letícia


Pega bandeira

Material: bastão e lenço.

Desenvolvimento: os jovens são dividos em quantas equipes quiserem os escotistas, o lenço é a vida do jovem e o objetivo é eliminar o time adversário e pegar o bastão.


Fonte: Jefferson G.E.Tocantins SP.


Pega Ladrao

Material: Duas patrulhas ou mais de duas!

Desenvolvimento:
Uma patrulha vai ser um grupo de ladrão e a outra o grupo de policiais.
A policia tem que pegar a maior quantidade de ladrões possível, pois se não comsegui pegar em 20 segundos não vai ganhar o prêmio!
OBS: prêmio pode ser um dia de acampamento!
Lembrando que os ladrões não podem fugir da prisão que o chefe deve marcar!!
=D complicado de mas e divertido!!


Fonte: Andressa Macial Oliveira Olimpio D


Periquito cadê tu

Material: uma esponja forte!

Desenvolvimento: os escoteiros formam uma roda, e um dos escoteiros é escolhido para ser o pegador! Ele fica no meio com os olhos vendados, também é escolhido um escoteiro que será o periquito! O pegador pergunta: "Periquito cadê tu?"
O periquito fala: "tô aqui"!
O pegador tenta tocar a esponja no periquito!
se a esponja tocar o periquito ele vira o pegador!
Será escolhido outro periquito!
não pode ser escolhido quem já foi! Sempre Alerta!


Fonte: Cidionor Costa Menna Barreto Netomano G.E Itapuã


Poste Elétrico

Material: Um bastão

Desenvolvimento: Os escoteiros fazem um circulo em volta do bastão, quando o chefe apitar todos começam a puxar o 1º que soltar ou bater no bastão sai.


Fonte: Luana e Mano


Qual a palavra chave

Material: nenhum

Desenvolvimento:
Cada membro de uma equipe soletra uma letra da palavra misteriosa que só eles sabem qual é,
as outras equipes deverão descobrir a palavra que cada grupo soletrou.


Fonte: Rodney Claudio Gomes Silva


Quebra Canela

Material: Um bastão.

Desenvolvimento: O chefe ou quem estiver organizando o jogo escolhe duas pessoas para irem com o bastão e o resto faz uma fila indiana,os dois escolhidos para ficar com o bastão sguram o bastão pela ponta e começam a corer em direção a fila com o bastão deitado na altura da canela das pessoas, e elas teêm que pular, e dai o nome do jogo porque se alguem não conseguir pular além de levar uma cacetada na canela pode esurachar a kra no chão.^^. E para ficar mais divertido na volta pode se fazer também de voltar com o bastão na altura do peito das pessoas para que elas abaixem em vez de pular.


Fonte: Caio Bini Rocha


Queimada

Material: uma bola e dois times de 2 até 10 pessoas.

Desenvolvimento: tirar impar ou par dos grupos para vê quem vai começar e começa o time que ganhou depois jogam a bola com a mão para tentar acertar os o time oposto e ai quem for queimado vai para o locau do morto e joga a bola e o time que não tive nenhum vivo perde.


Fonte: Elisama Talita dos Santos.


Técnica da Algema

Material: Cordas

Desenvolvimento: Para a realização
dessa atividade é necessária a divisão da tropa em duplas.
Cada dupla será presa por “algemas” feitas de corda, sendo que o segundo elemento da dupla
terá sua “algema” cruzada pelo meio da corda do seu parceiro.
Dar-se-á um tempo (20min) para que as duplas tentem deixar de ficarem com a corda cruzada (presa ao do parceiro).
É proibido retirar a “algema” do pulso, cortar e/ou desatar.

Dica: para resolver o problema é necessário usar a inteligência!!!


Fonte: Aline Feula Dos Santos Escoteira grupo Lebefê Porto Alegre RS


Tiro de Distância

Material: Uma garrafa pet, 2 bolas de tênis.

Desenvolvimento: Cada time terá uma bola.
Cada membro da patrulha amarrará os seus cadarços. Um menbro da patrulha com a bola na mão correrá com os cadarços amarrados, quando um membro chegar pegará a garrafa e baterá a bola até que chegue em frente à sua patrulha o membro da frente fará o mesmo, e essim por diante.

Espaço: 5 metros ás patrulhas.


Fonte: Matheus Maitan Vieira


Tocaia

Material:Nenhum

Desenvolvimento: são montadas duas equipes que decidem entre si quem esconde e quem procura.
Uma equipe deve se esconder em uma mata e a outra procurar, o chefe determina um tempo e a equipe que teria de procurar vence se encontrar todos os componentes da outra equipe caso isso não aconteça a equipe adversária vence.


Fonte: Bruno de Bom Despacho Minas Gerais


 Clique aqui enviar sua atividade escoteira / jogo.